Quanto "vale" uma patente?

Uma disputa bilionária entre um inventor e a maior empresa brasileira.

A história do trabalhador que inventou um mecanismo que gerou bilhões à VALE mas nunca recebeu R$ 1 pela sua ideia. Um homem simples, de instrução modesta e trabalhador, esse homem simples, porém inventivo, cria um mecanismo que nem os mais experientes engenheiros foram capazes de construir.

José Carlos Olindino trabalhou na Vale do Rio Doce (atual Vale S/A) de 1977 a 1991, quando criou uma comporta que diminuiu o tempo de passagem de minérios de ferro para o forno de pelotização na troca de carros grelha (invento chamado “acionamento pneumático de travamento de giro da comporta de troca de carros grelha”). O carro grelha é um equipamento usado para transportar as pelotas de minério de ferro, permitindo que elas sejam “queimadas”, agregando mais valor ao produto final.

Olindino só soube que sua criação estava em uso nas usinas da Vale quando foi chamado pela empresa, anos depois, para aprimorar o sistema. A Vale reconheceu Olindino como inventor, porém a patente foi registrada apenas no nome da empresa no INPI. Desde então, Olindino busca o reconhecimento por sua criação, comprovando a utilização e a exploração do seu invento.

Hoje, 14, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) julgará embargos de declaração que tentam anular perícia técnica feita no curso de 10 anos. A perícia, já reconhecida por duas instâncias, apurou a titularidade de Olindino como criador do invento e o benefício obtido pela Vale: US$5,5 bilhões até 2016. O processo se arrasta desde 2007.

Fonte: ABPI

Quer proteger suas invenções de forma correta para evitar questionamentos futuros? Fale com um dos nossos consultores e proteja a sua propriedade INDUSTRIAL.

Fale com o nosso time de especialistas e coloque a sua marca e site para o MUNDO TODO.
Whatsapp: (19) 99824-2777 ou Central de Atendimento: (19) 3705-9000

Deixe um comentário